quinta-feira, 27 de junho de 2013

Pop Art - Conteúdo de Artes - 3º ano

By HOMAGO   Postado em  03:33   Terceirão Nenhum comentário

Pop Art

Os artistas utilizavam temas da vida urbana. Reproduziam imagens e objetos do cotidiano copiados dos meios de comunicação de massa. Os temas eram imagens selecionadas de um produto da arte comercial.
A maioria das imagens utilizadas não chegaram ao artista em primeira mão, mas através dos meios de comunicação.
A Pop Art não considerava a civilização atual algo a ser combatido, mas considerava a cultura comercial sua matéria-prima, uma fonte inesgotável de material. Sua intenção não é a critica da sociedade de consumo, mas a apropriação dessas imagens e símbolos.

YAYOI KUSAMA

Yayoi nasceu em 22 de março de 1929 é considerada uma das grandes artistas pop japonesas que tem uma história de vida incrível, cheia de altos e baixos, mas que nem de longe, ofusca sua bela arte contemporânea, conhecida como Polka Dot.

Seu trabalho é uma mistura de diversas artes como, colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista: A obsessão por pontos e bolas.
Devido à esquizofrenia, que a fazia ter uma percepção e uma visão diferente da realidade em que vivia. Segundo ela mesma conta, ela sempre foi atormentada por visões distorcidas, que a faziam enxergar bolas e pontos.

Como forma de ‘fuga da realidade e desabafo para mostrar as pessoas como era o mundo que ela enxerga, ela passou a se expressar no papel usando guache, as bolinhas ou pontos do infinito, como ela também costuma chamar.

Em 1973, Kusama, resolveu retornar ao Japão por problemas de saúde. Seu transtorno obsessivo tinha se agravado, e assim se internou em um Hospital Psiquiátrico e lá vive até hoje por vontade própria, apesar de usar seu apartamento há poucos minutos do Hospital como ateliê para sua mente inquieta e sem limites.
Suas obras, que já chegam a milhares, podem ser vistas não só em museus no Japão e Nova Iorque como em várias partes do mundo, como Venezuela, Singapura, Espanha e até no Brasil.

Romero Britto

Romero Britto nasceu no Recife, no dia 6 de outubro de 1963. Começou seu interesse pelas artes na infância, quando usava sucatas e papelões de jornal para exercitar a sua criatividade. Eram tempos de pobreza e muitas limitações na cidade do Recife.
Suas obras são alegres coloridas. Romero Britto misturam traços infantis quase geométricos. Sua obra vem sendo usada  em embalagens, na moda e até em carros.
Ele produz pinturas explorando formas geométricas ou figuras de sua preferência, como corações ou animais, sempre com cores vivíssimas. Faz sucesso justamente porque sua obra dá vida a qualquer espaço ou objeto.
         O Romero Brito fala porque ele escolheu pintar obras alegres:

Meu trabalho, por ser dinâmico e alegre, promove a esperança, o positivismo e a vontade de viver. Acredito que cada um de nós tem uma missão. A minha é oferecer parte do meu tempo e da minha arte para arrecadar fundos para obras beneficentes. Me identifico com os necessitados. Jamais vou esquecer o que é ser pobre e isso é o que faz com que seja tão importante para mim; ter meu trabalho acessível a todas as pessoas. Para mim, a arte pode refletir a celebração das coisas boas e simples da vida. Isto é o mais importante
( ROMERO BRITO, 2011).



HISTÓRICO DA ESCOLA

1964 - Por proposta do Sr. Horácio Hipólito da Silva, Inspetor Escolar, foi transferida a Escola do Morro da Boa Vista para a localidade da Vila Nova Esperança, hoje Ilha da Figueira, no terreno cedido gentilmente pelo Sr. Alfredo Friedel, que doou em recompensa de sua designação e indicação como servente da escola.
VER HISTÓRICO DA ESCOLA: HOMAGO

0 comentários:

Voltar ao topo ↑
© 2015 E.E.B. HOMAGO. WP Mythemeshop Converted by BloggerTheme9
Blogger templates. | Distributed by Rocking Templates Proudly Powered by Blogger.