A Escola


HISTÓRICO DA ESCOLA



1964 - Por proposta do Sr. Horácio Hipólito da Silva, Inspetor Escolar, foi transferida a Escola do Morro da Boa Vista para a localidade da Vila Nova Esperança, hoje Ilha da Figueira, no terreno cedido gentilmente pelo Sr. Alfredo Friedel, que doou em recompensa de sua designação e indicação como servente da escola.

1965 – A comissão Holando Marcellino Gonçalves, Siefried Krentzfeld, Rudolfo Kreis, Miguel Petry, assumia a tarefa para construir o prédio da escola até 30/01/1966.

1966 – em 30 de janeiro, a comissão encarregada da construção entregou o prédio pronto para funcionamento, com inauguração solene. Por decreto número SE - 25.07.66/4.387, publicado no Diário Oficial 8.105 de 01/08/1986, a Escola Reunidas Professor Holando Marcellino Gonçalves de Vila Nova Esperança.

1970 – em 16 de janeiro ficou criado um grupo escolar na localidade de Vila Nova Esperança.

1971 – Pelo decreto SEE 06.07.71 número 310, o Grupo Escolar passou a conversão de Escola Básica Holando Marcellino Gonçalves.

1983 – Pela portaria E/080 de 09 de março, foi autorizado o funcionamento gradativo do ensino de 2º Grau, com as habilitações em Técnico de Comercialização e Mercadologia e Auxiliar de Escritório, passando então a denominar-se Colégio Estadual Holando Marcellino Gonçalves.

1987 – Pelo parecer 232/87 de 09 de abril, foi autorizado o funcionamento do curso de 2º Grau, com habilitação Técnico em Processamento de Dados.

1995 – Pelo Parecer nº 158/95, alteração da grade curricular do Ensino Fundamental e Ensino Médio, período diurno, e Técnico em Processamento de Dados, em funcionamento em 1996.

1996 – Foi implantada uma nova Grade Curricular unificada, a nível estadual, para o Ensino Médio.

1998 – Houve alterações da Grade Curricular e extinção do Curso de Técnico em Processamento de Dados e Pré- Escolar (Educação Infantil), conforme nova LDB nº 9394/96.

NOTA: foi oficializada a data de 26 de novembro de 1995 para comemoração do aniversário da escola. Este dia foi escolhido em homenagem ao Sr. Holando Marcellino Gonçalves, patrono da escola, pela data do seu aniversário. O Sr. Holando M. Gonçalves, deu início à escola e dedicou anos de sua vida em prol da educação.

1999 – Prêmio Referência pela 19ª CRE.

2000 – Implantação de sistema semestral no Ensino Médio. Mudança da denominação de Colégio para: Escola de Educação Básica Holando Marcellino Gonçalves.

2001 – Extinção do Pré-Escolar.

2002 – Aprovação do projeto de reforma da parte frontal da escola.

2003 – Início da reforma da parte frontal da escola.

2004 – Inauguração da reforma da parte frontal da escola. Alteração da matriz curricular do Ensino Médio, retornando ao regime anual.

2005 – Início do Projeto PROCEL, em parceria com a CELESC, que visa a conscientização e o não desperdício das riquezas naturais como água e energia.

2007 – Elaboração e apresentação do projeto Biogás: uma fonte alternativa de energia, pelos professores Adair (BIO), Ivonete (ATE), Leopoldo (QUI) e Pedro (MAT).

2008 – A escola foi classificada em primeiro lugar na II Feira Regional de Ciências e Tecnologias com a apresentação do projeto Biogás: uma fonte alternativa de energia, apresentado pelas alunas do Ensino Médio Alessandra de Souza Machado (3ª série), Larissa Neumann (3ª série), Malú Francine Girardi Pereira (2ª série) e Thaise Wollan (3ª série). Simultaneamente à II Feira Regional, aconteceu a I Mostra de Artes, na qual recebemos o terceiro lugar com a composição de uma escultura com materiais alternativos (reciclagem), criado pelos alunos do Ensino Fundamental Patricia Pohl (8ª série) e Everton Pereira Ortiz (8ª série). Nesse mesmo ano, os professores foram premiados pelo MEC no concurso Prêmio Professores do Brasil – 3ª edição, com o projeto Biogás.

2009 – O projeto Biogás foi indicado para a revista Onda Jovem, do Instituto Votorantin, como uma experiência interdisciplinar de sucesso, fazendo parte da matéria da revista. Elaboração da segunda etapa do projeto Biogás na escola e apresentação à Secretaria de Desenvolvimento Regional para captação de recursos financeiros para sua implantação. Projeto Biogás foi indicado pelo MEC para matéria no canal Futura. Elaboração do projeto Drogas lícitas e ilícitas: tecendo fios para a prevenção e a redução de danos, pelos professores Adair (BIO), Ivonete (ATE), Priscila (POR) e Pedro (MAT), implementado pela professora Priscila com os alunos do Ensino Médio. Desenvolvimento do projeto Construindo saberes para hábitos alimentares saudáveis: uma proposta interdisciplinar, pelos professores Adair (BIO), Eloisa (EFI), Ivonete (ATE), Priscila (POR) e Pedro (MAT). Aprovação e início da reforma das salas de aula, refeitório, cozinha e banheiros da escola. Parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para o desenvolvimento do projeto Biogás.

2010 – Inauguração da reforma da escola com a presença do Governador do Estado Sr. Luis Henrique da Silveira, Secretário da Educação do Estado Sr. Paulo Bauer, Secretário da SDR Sr. Lio Tironi, Gerente de Educação Sra. Deni Teresinha Barida Rateke, Sra. Miraci Solange Ribeiro Hahn, professores, pais, alunos, funcionários e Direção da escola. Continuação dos trabalhos com os projetos da escola: Drogas lícitas e ilícitas: tecendo fios para a prevenção e a redução de danos, Biogás: uma fonte alternativa de energia. Visita do engenheiro eletricista Paul Thürwächter, da Alemanha, e do engenheiro agrônomo Hugo Gosmann na escola para estudos do projeto técnico da planta do biodigestor. Elaboração do projeto técnico para a planta do biodigestor. Participação na III Feira Regional de Ciências e Tecnologias com o projeto sobre drogas, apresentado pelas alunas do Ensino Médio Aline Giovanella e Talyta Gabriela Kamer (3ª série), na qual recebemos o segundo lugar. Na II Mostra de Artes recebemos a seguinte premiação: Ensino Fundamental – Séries Iniciais, primeiro lugar com o trabalho da aluna Aline Cristina Pellis (4ª série), Ensino Fundamental – Séries Finais, primeiro lugar com a composição da aluna Bárbara Berns (7ª série) e Ensino Médio com o trabalho da aluna Luiza de Paula Jensem de Souza (3ª série), conquistamos o segundo lugar. No aniversário da escola (26/11) realizamos uma Mostra de trabalhos feitos durante o ano letivo. Também abrimos a cápsula do tempo para recordar como esperávamos estar em dez anos. Fechamos outra cápsula do tempo para ser aberta 50º aniversário da escola.


OBJETIVO DA ESCOLA


A Escola de Educação Básica Holando Marcellino Gonçalves, tem como objetivo oportunizar o acesso e a permanência do aluno na escola, proporcionando-lhe uma educação de qualidade inserida no contexto sociocultural. Nesse processo educacional priorizamos o desenvolvimento de ações capazes de sensibilizar professores e estudantes para que assumam seu papel enquanto sujeitos da história, com equilíbrio e responsabilidade.

FILOSOFIA DA ESCOLA


A filosofia da escola HOMAGO está baseada nos princípios fundamentais da educação promovedora da Paz e comprometida com os valores educacionais, éticos, morais e cristãos como:


  • Formar crianças e jovens através de um processo cooperativo e dinâmico em que são juntamente responsáveis a família e a escola.
  • Orientar e capacitar os alunos para que desenvolvam um caráter ético, realizando seu potencial como cidadão em um processo evolutivo.
  • Promover uma reflexão sobre nosso papel na sociedade e levar a todos (professores e alunos) a ampliar sua compreensão de mundo e sua participação na mesma.
  • Possibilitar aos educandos a aprendizagem e direcioná-los a uma trajetória de sucesso.
  • Priorizar a construção de conhecimentos através de elaboradas formas e práticas de pensar, sentir e agir, principal razão de ser da educação.
  • Oportunizar o exercício da democracia e da cidadania, enquanto direito social através da construção de conhecimentos técnicos e científicos, respeitando os saberes já construídos e a diversidade da comunidade escolar.
Para tanto, faz-se necessária a busca de uma sociedade isenta da seletividade e da discriminação, na qual possamos desenvolver hábitos e atitudes libertadoras, críticas, reflexivas e dinâmicas.

 

PALAVRAS DA DIREÇÃO



Vivemos numa sociedade em constante transformação e, para que possamos compreender e acompanhar essa dinâmica necessitamos, inicialmente, resgatar valores, hábitos e atitudes simples, porém esquecidos ao longo de nossa caminhada: um sorriso, um abraço, uma palavra de conforto. É preciso que resgatemos a essência humana, a solidariedade, a fraternidade e a tolerância. Depende de nós, seres verdadeiramente humanos, iniciar um retorno à nossa essência, para que possamos conviver em harmonia, agradecendo o dom da vida, o mundo e as pessoas que nos rodeiam, num esforço em conjunto para resgatarmos a alegria de bem viver.

Pedimos ao Senhor que nos ilumine para aprender a aprender nas relações pessoais, interpessoais e com o meio em que vivemos, para sermos felizes e também fazer os outros felizes, e juntos construirmos uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

Ressaltamos que a sabedoria não advém do acúmulo de conhecimento, mas, sobretudo, do que fazemos deste.



BIOGRAFIA DO PATRONO


Professor Holando Marcellino Gonçalves, nasceu em 26 de novembro de 1925, filho de Manoel Bento Gonçalves e de Antônia Maria Albano.

Começou seus estudos depois de cursar o primário na Escola do Professor Santos Tomazelli, em Schroeder, no Colégio Marista em Jaraguá do Sul, onde se formou no Curso Complementar aos 17 anos, em 1942. Em 1945, serviu ao Exército no 13º BC de Joinville, fazendo o Curso de Cabo, em seguida de Sargento.

Aos 12 de fevereiro de 1946, ingressou no Magistério como professor primário na Escola Estadual do Bracinho, no município de Schroeder.

Em 31 de maio de 1947, casou-se com Felomena Schmitz Gonçalves e desta união tiveram 10 filhos, Antônio José, Maria Júlia, Orlando Gilberto, Marly Marlene, Marina Bernadete, Clóvis Marcellino, Noêmia Eliana, Clotilde Inês, Rogério Luiz e Lucia Helena.

Em 1948, transferiu-se para a Escola Machado de Assis em João Pessoa, pelo período de 01/08/48 a 24/03/51, quando então ingressou para o quadro de professor efetivo do Estado, de 25/03/51 até 26/11/81, quando aposentou-se.

Em 1964, assumindo o Grupo Escolar Roland Harold Dornbusch, em Jaraguá do Sul, transferindo-se para o Grupo Escolar Holando Marcellino Gonçalves em 1965. Nessa ocasião, em novembro de 1964, participando de uma reunião da A.P.M. da Escola Irmã Marieta, propôs a mudança da Escola do Morro da Boa Vista, para localidade de Vila Nova Esperança, hoje denominada Rua José Theodoro Ribeiro, bairro Ilha da Figueira. Iniciando as atividades em 1965, em instalações cedidas pelo Professor Holando.

Em 05 de dezembro de 1965, a comissão formada por Holando Marcellino Gonçalves, Siegfried Kreutzfeld, Rudolfo Kreis, Miguel Petry assumiu a tarefa das mãos do Prefeito Roland Harold Dornbusch, que havia firmado convênio com a PLAMEG de Cr$ 2.000.000,00 (dois milhões de cruzeiros) para construir o novo prédio até 30/01/1966, a qual, discordando do tipo de construção, prevendo o futuro da localidade resolveu construí-la de alvenaria com visão próxima da construção de um Grupo Escolar. Trabalhou frente a essa equipe durante suas férias.

Em 30 de janeiro de 1966, dia em que terminava o mandato do Prefeito Roland Harold Dornbusch, a comissão encarregada da construção, entregava ao Prefeito a chave da construção da primeira ala completa do novo prédio, pronta a entrar em funcionamento (2 salas de aula, gabinete, secretaria e depósito), perante grande número de público presente que o aguardavam para a inauguração solene.

Em reunião da A.P.M., com o objetivo de escolher um nome para esta escola, foi colocado em votação nomes de pessoas ilustres, ligadas ao povo de nossa terra e ao ensino de Jaraguá do Sul, como: Pe. Alberto Jacob, Prefeito Leopoldo A. Gerent, já falecido.

Colocados em votação secreta, tivemos a surpresa de termos 81 votos com o nome do professor Holando Marcellino Gonçalves contra 01 de Leopoldo A. Gerent.

Consultando autoridades competentes na ocasião, foi aprovado pelo decreto nº SE 25/07/66//4.387, em 01/08/66, com o nome de Escola Reunida Professor Holando Marcellino Gonçalves

Em 1977, assumiu a Direção do CIP (Centro Integrado de 1º grau) escola de iniciação para o trabalho, onde foi o organizador da mesma, atualmente Escola Técnica Federal.

Em 1979, foi convidado a Inspetor Escolar em Joinville até sua aposentadoria em 1981.

Em 26 de novembro de 1981, aposentou-se, com 35 anos, 09 meses e 13 dias, passou pela experiência de professor primário, ginasial e 2º grau até o concurso público estadual para o cargo de Diretor.


Orientações


Ao ingressar na Escola de Educação Básica Holando Marcellino Gonçalves, o aluno e sua família precisam conhecer o funcionamento e as normas, que têm a finalidade de orientá-los no ambiente escolar, estabelecidas em conjunto com professores, alunos e direção.

Matrícula: apresentar cópia de certidão de nascimento ou carteira de identidade, cópia de comprovante de residência, atestado de frequência e uma foto 3x4 recente. No caso de transferência, a escola na qual o aluno estava matriculado, tem um prazo máximo de 30 dias, a contar da data de matrícula, para encaminhar o histórico escolar e boletim.

Assiduidade: o aluno precisa ser assíduo às aulas e participar das atividades desenvolvidas pela Unidade Escolar, observando que se o mesmo faltar cinco dias seguidos, ou sete alternados, num espaço de 30 dias sem atestado médico ou justificativa escrita dos pais ou responsáveis, a Unidade Escolar aciona o Programa APÓIA.

Pontualidade: o aluno deve cumprir os horários rigorosamente, tanto o de chegada como o de saída, pois não existe tolerância. Chegadas tardias e saídas antecipadas só serão aceitas mediante justificativa escrita dos pais ou responsáveis e ciência da Direção, devidamente registradas na agenda.

Faltas: só será justificada mediante atestado médico, apresentado num prazo máximo de 72 horas, assinado e datado pela Direção, Coordenação Pedagógica e Professores.Reposição de avaliações: as datas de atividades avaliativas serão respeitadas. O direito à reposição de atividade avaliativa será concedido mediante atestado médico ou justificativa escrita e pertinente dos pais ou responsáveis. Ressaltamos que cabe ao aluno se informar das atividades realizadas quando falta, junto aos colegas e professores.


Apresentação de Trabalhos: no Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) não é solicitado trabalho em grupo para realizar fora do ambiente escolar. No Ensino Médio poderá ser solicitado o trabalho em grupo fora do ambiente escolar, com o intervalo de, no mínimo, uma semana. Os trabalhos devem ser apresentados e entregues na data combinada com o professor.

Revisão de avaliações e/ou notas: os alunos devem guardar todas as atividades avaliativas realizadas no decorrer do bimestre, pois caso haja dúvida na nota, somente com a apresentação destas poderá requerer a revisão.

Respeito: para o convívio harmonioso entre alunos, professores e demais funcionários desta Unidade Escolar é fundamental o respeito e a educação. Qualquer atitude de desrespeito ou violência é repudiada e serão tomadas as providências cabíveis conforme o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP).

Responsabilidade dos alunos:

Manter o seu material em ordem e cuidar de seus pertences. Não trazer para a escola materiais e objetos alheios às aulas.

Entregar as atividades avaliativas na data combinada com os professores.

Realizar as tarefas e estudar para as atividades avaliativas.

Repassar para os pais os avisos de atividades desenvolvidas na escola e o boletim. Trazer bilhetes, avaliações e boletim assinados pelos pais.

Zelo pelo patrimônio: é dever de todos zelar pela limpeza e conservação do ambiente escolar. Não rabiscar carteiras, quadros e paredes. Os quadros existentes na sala de aula são de uso do professor. Se causar qualquer dano ao patrimônio ou colega, é de sua responsabilidade indenizar ou repor o que danificou. A escola não se responsabiliza por perdas de materiais de qualquer espécie, principalmente aparelhos eletro-eletrônicos.

Uso do uniforme é obrigatório para os alunos dos turnos matutino e vespertino.

Uso de vestimenta adequada para os alunos do noturno (evitar roupas transparentes e muito curtas, coladas e decotadas, etc.).

É obrigatório o uso da agenda escolar para anotações das atividades escolares e a comunicação entre a família e a escola.

Sair da sala de aula apenas com autorização do professor.

Saídas antecipadas da escola: somente com autorização dos pais na agenda, vistadas pela Direção ou Coordenação Pedagógica e professor da aula.

Permanecer em sala de aula durante a troca de professores.

Não é permitido o uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos durante as aulas, estes devem ser mantidos desligados e na bolsa, conforme Lei Estadual.

Não é permitido mascar chicletes e balas na escola, principalmente durante as aulas.

Namoro no ambiente escolar não é permitido, pois este é um local de estudo.

Promoções na escola: somente com autorização da Direção.

Expressamente proibido o uso de qualquer tipo de droga, lícita ou ilícita no ambiente escolar ou nas suas imediações, conforme legislação vigente.

Atender às determinações dos diversos setores da Unidade Escolar.

Participar das atividades planejadas e desenvolvidas pela escola.

Manter e promover convívio harmonioso e cooperativo com professores, funcionários e colegas, através do respeito e da educação.

Trazer diariamente seu material de acordo com o horário escolar.

É vetado aos alunos:


Receber pessoas alheias ao funcionamento da escola, sem prévia autorização da Direção.

Empregar meios fraudulentos nas atividades avaliativas.

Retirar, rasurar ou falsificar documentos escolares ou assinaturas em qualquer documento escolar.

Distribuir publicações sem conhecimento e autorização da direção.

Expor colegas, funcionários ou professores da escola a situações vexatórias.

Agredir verbal ou fisicamente colegas, funcionários, professores e direção da escola.

Trazer para a escola armas, entorpecentes, material explosivo ou que atente contra a integridade física ou moral de quem quer que seja.

Trazer para escola qualquer material relacionado a clubes de futebol, baralho, caneta laser, entre outros.

Fumar e ingerir bebida alcoólica nas dependências e nas proximidades da escola, conforme legislação vigente.


O não cumprimento das Normas da Escola HOMAGO implicará em:


Registro no Caderno do Líder, Diário de Classe do professor e no livro de Ocorrências.

Advertência Escrita (1), com a assinatura dos pais ou responsáveis.

Advertência Escrita (2), com o comparecimento dos pais ou responsáveis.

Suspensão temporária de participação nas atividades escolares. Havendo falta grave a Direção poderá aplicar a suspensão sem a obrigatoriedade das medidas anteriores.

Expedição de transferência.

Responsabilidade da Família: manter e acompanhar os filhos na escola; zelar pela boa educação; participar das reuniões e assembleias, bem como das atividades promovidas pela escola; observar a agenda escolar e assinar os bilhetes, avaliações e boletins; cobrar de seu filho (a) o estudo, a leitura e a realização das tarefas e atividades escolares.
Aprovação: o aluno será promovido para série seguinte se ao final do quarto bimestre somar 28 (vinte e oito) pontos em sua média anual e obtiver frequência igual ou superior a 75% do total dos dias letivos. O aluno que não alcançar os 28 pontos será submetido ao Exame Final, no qual deverá alcançar pontuação maior ou igual a 14 pontos, conforme a fórmula: MA x 1,7 + NE x 1,3 ≥ 14 pontos.



Oração HOMAGO




SENHOR, abençoai a nossa Escola.

Fazei com que ela seja sinal e fonte de

educação para todos os tempos.

Que todos que por aqui passarem, alunos,

professores, pais e funcionários possam,

inspirados na Tua Sabedoria Divina, ser

instrumento de educação para a vida.

Zelai para que nada possa manchar o bom

nome da nossa Escola.

Que a Escola Holando Marcellino Gonçalves

seja instrumento da Tua paz e

possa com Teu amor, ajudar na construção

de um mundo mais justo e mais fraterno.

Que a luz do Espírito Santo possa ser a fonte

iluminadora de todos os professores para

conduzir os alunos nas trilhas do

conhecimento e da paz.

Tudo isto Te pedimos e por tudo Te

louvamos, pois Teu é o poder,

a honra e a glória para sempre. Amém.



Professor Lauri dos Santos.

abril 2002.





Hino da Escola Holando Marcellino Gonçalves





Letra e Música: Rosane Vera Maia Pereira

Data da Composição:19 de Novembro de 1997



I

O meu colégio tem um nome vibrante,

e os alunos sentem nele um bem-querer.

Instrução sempre foi o lema desta escola,

viabilizando o nosso saber.



II

Aqui na Figueira, te situas brilhante.

As tuas raízes, se fixam mais e mais.

HOMAGO amigo, teus tempos gloriosos

prometemos não esquecer jamais.



ESTRIBILHO



Oh, grande colégio “HOLANDO GONÇALVES”!

Tu cresceste e a todos te fizeste amar,

espalhas teu saber, como o vento a semente.

Os teus louros se fazem por merecer...



III

O meu colégio tem um nome vibrante,

E as tuas raízes, se fixam mais e mais.

HOMAGO amigo, teus tempos gloriosos

prometemos não esquecer jamais.

(repete 3x)    

Voltar ao topo ↑
© 2015 E.E.B. HOMAGO. WP Mythemeshop Converted by BloggerTheme9
Blogger templates. | Distributed by Rocking Templates Proudly Powered by Blogger.