Escola de Educação Básica Holando Marcellino Gonçalves
R. José Theodoro Ribeiro, 689 - Ilha da Figueira
Jaraguá do Sul - SC, 89258-000

Fone: (47) 3276-9472 / 3276-9473
homago@sed.sc.gov.br


Ver mapa maior






DIA DO DESAFIO!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

     Nossa escola participou hoje do dia do desafio com atividades físicas comandadas pelos professores Robson, Lauri e a aluna Caroline Dal'Santo.






Viagem de Estudos

     Após trabalhar o Projeto MEIOS DE COMUNICAÇÃO, os alunos do 2º ano, coordenados pela professora Karine e pela Assistente Técnica Pedagógica Ana, fizeram um passeio descontraído por algumas empresas de comunicação da cidade. Primeiramente visitaram a sede do Jornal do Vale, onde puderam saber como se faz a edição de um jornal. Em seguida à Agência dos Correios e tiveram a oportunidade de conhecer seu funcionamento e aproveitaram para postarem suas cartas. Também se deliciaram com o momento de Contação de História, na Biblioteca Pública e, para finalizar, visitaram a Rádio Estudio FM (99,1). Os alunos retornaram a escola cheios de empolgação.













Visita da UFSC em nossa Escola!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

      Hoje, no período vespertino, receberemos em nossa escola a equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que virá entrevistar os professores responsáveis pelo projeto Biogás, vencedor do Prêmio Professores do Brasil – 3ªedição. O prêmio foi concedido aos dez melhores projetos inovadores do Brasil pelo Ministério da Educação. Foram para Brasília a professora coordenadora do projeto Ivonete H. Machado e a então diretora Miraci Ribeiro Hahn. Foram envolvidos nesse projeto os alunos do Ensino Médio e os professores Adair R. Keske, Ivonete H. Machado, Leopoldo Diehl e Pedro A. Ranghetti. Foram destacados alguns pontos fortes do nosso projeto: a interdisciplinaridade; a cientificidade e a pesquisa e extensão que não é comum na Educação Básica. A comissão avaliadora dos projetos salienta a importância da pesquisa científica desde a Educação Básica para uma educação de qualidade.




    

Atenção Alunos!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

     Amanha, dia 17/05, será realizada uma palestra com a equipe da Petrobras® sobre o Pré-sal e energias alternativas, para os alunos da HOMAGO.

ATT.
A direção

Homenagem para as Mães!

     No dia 12 de maio, a escola HOMAGO homenageou as mães com apresentações de dança, desfile, palestra, entre outras. Tivemos também, três mães que foram sorteadas para participar da transformação visual, onde foram encaminhadas a um salão de beleza e ganharam um "up" no visual. Veja a seguir, as fotos do evento.














Redações feitas dos alunos da 4ª Série para suas mamães...

     A minha mãe se chama Silvana, ela tem 39 anos, ela tem cabelo curto, a profissão dela é professora.
     Ela é magra, alta, elegante, dedicada, cheirosa, trabalhadora, vaidosa e inteligente. A cor do olho dela é verde.
     Ela gosta de fazer compras, ir ao shopping, cozinhar, dormir, assistir TV, ouvir músicas, dançar.
     Eu adoro ela quando ela faz carinho em mim.
     Eu não gosto quando ela briga comigo.
     Mamãe, você é o meu xodó.
     Mamãe, você é a mulher que perfuma o meu viver.
     Mamãe, te amo, te amo, você é a melhor mulher do mundo.
     Te amo, te adoro e nunca vou te esquecer.

Gabriel



     A minha mãe se chama Neusa, ela usa óculos, tem cabelos loiros, ela gosta de passar maquiagem, gosta de fazer compras. Ela é cabeleireira, ela é elegante, delicada, trabalhadora, gosta de usar brinco, de passar perfume. Ela é muito vaidosa e muito bonita. Eu gosto dela porque é muito cuidadosa e delicada, mas o que eu não gosto é quando briga comigo.
     Mamãe, você é minha paz. E você é tudo de bom que eu tenho, pra mim mamãe, se eu pudesse no meu coração estas palavras gravaria: EU TE AMO MAMÃE!
     Mamãe, você é o tesouro da minha vida. Obrigada meu Deus porque com alegria podemos festejar a mamãe com alegria.

Kaylane


     A minha mãe se chama Vânia, ela tem 31 anos, é vaidosa, tem cabelos compridos e elegantes.
     Ela é delicada, talentosa, inteligente e muito querida comigo. Ela gosta de cozinhar, ler, ouvir música e assistir filme.
Mamãe se eu pudesse no meu coração, estas palavras gravaria: Mamãe, eu te amo!

Emilly

Convite para as Mães!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

     Convidamos para o dia 12/05, às 14 horas, na escola HOMAGO você mãe para participar de: palestra, homenagem as mãe e plantão pedagógico após a homenagem com entrega dos boletins.
     Este momento de (palestra e homenagem) é exclusivo para as mães.

Att.
A direção

Atenção Pais!

     Convocamos todos pais dos 3ºs anos, para uma reunião onde será discutido assuntos referente a formatura no dia 14/05, às 19 horas.

ATT.
A direção

Programa Jovens Embaixadores 2013

Inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2013 estão abertas até 5 de agosto.

     O programa jovens embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e agora é replicado em 25 países. Desde o lançamento, 294 brasileiros da rede pública já participaram do programa. Os parceiros da Embaixada dos EUA nesta iniciativa são: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, IBM, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais.

     Para mais informações sobre o programa Jovens Embaixadores, visite o site:

http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/je.html

Dia do Índio

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Trabalho realizado no dia 19 de Abril, em homenagem ao dia do índio.

Sabemos que o índio foi dono destas terras, o que nós não entendemos e respeitamos é que ele precisa continuar com seu espaço.

Alunos dos 5ºs anos da Profª Mércia














AVISO!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Jaraguá do Sul, 2 de maio de 2012.

Senhores Pais!

Como é de costume, nossa escola realiza o Conselho de Classe participativo (com Direção, Professores, Coordenação Pedagógica, alunos e pais) no primeiro bimestre. Dessa forma, o 1º Conselho de Classe participativo acontecerá no dia 03/05/12 (5ª feira), conforme cronograma abaixo:

MATUTINO – Ensino Fundamental e Médio
07:30
08:00
08:30
09:00
10:00h
10:45
6º 01
7ª01, 7ª02
8ª 01
1º01, 1º02, 1º03
2º01
2º02
3º01 3º04


VESPERTINO – Ensino Fundamental e Médio
13:00
14:00
14:30
15:30
16:00
1º 04 (EM)
6º02, 6º03
7ª03, 7ª04, 7ª05
8ª03, 8ª04
8ª05

NOTURNO – Ensino Médio
19:00
19:45
20:45
1º 05
2º 04, 2º 05
3º 02, 3º 02


     Obs: Haverá aula normal de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental (matutino e vespertino)
            
                                                                                                                                                             Direção e Coordenação Pedagógica


RECICLAGEM

     No dia 25/04/12, a professora Silvana e seus alunos do 3º e 4º ano foram visitar a usina de reciclagem. Nesse dia foram conhecer e aprender como conservar e cuidar do meio ambiente. "É muito importante participar da coleta seletiva dos resíduos. Devemos multiplicar essa ideia e executar ações". Também visitaram duas empresas, a TRANSPÉZIA, EDEPEL e a FUJAMA (Fundação Jaraguaense do meio ambiente).

Participe! 

Faça sua parte e proteja o meio ambiente. Reduza, recicle e reutilize os resíduos.












Relatório dos alunos sobre a visita na usina de reciclagem.

Gustavo Luis Maestri
3º ano Matutino
Profª Silvana

     Hoje fomos a usina de reciclagem fazer um passeio e conhecer. Eu vi caçambas, ferro, papelão, trator, madeiras, pessoas trabalhando, plásticos, papel e prego. Para chegar na reciclagem precisamos passar por um portão. Lá conheci um teto feito com caixas de leite. 
     Depois fomos para a EDEPEL. Ao entrar no galpão vimos um monte de caixas de papelão, vimos uma máquina que assopra o plástico derretido para fazer sacos de lixo.
     Depois desta visita legal a gente foi até a FUJAMA fazer o lanche e tinha um cachorro. depois voltamos para a escola e todos ficamos felizes por conhecer a usina de reciclagem.


Gabriel Felipe Meyer
4º ano Vespertino
Profª Silvana

     No dia 25 de Abril fui visitar a usina de reciclagem. Lá na TRANSPÉZIA vi as madeiras picadas que tem o nome de cavacos. Também conheci que o entulho pode ser reciclado e que as podas de jardinagem vão virar adubo para as plantas. Depois fomos conhecer a EDEPEL que lida com: plástico, papel e papelão. Lá vi uma máquina que prensa os materiais recicláveis em fardos. Também vi uma máquina que é utilizada para a produção de sacos de lixo, onde depois vão para outra máquina para serem cortados e embalados para serem vendidos.
     Aprendi que devemos proteger a natureza.


Larissa Bruna Osatchuk
4º ano Vespertino
Profª Silvana

     Eu pude aprender e a valorizar ainda mais a importância da reciclagem. Fomos visitar a empresa TRANSPÉZIA onde vimos de perto cada processo acontecer, ela existe já a 38 anos. Lá encontramos madeira que depois de picadas se transformam em cavacos de madeira.
     Aprendemos o que é biomassa, que é qualquer material orgânico, ou seja de origem animal ou vegetal. Fomos também a EDEPEL, que existe a 36 anos e que também ajuda nossa cidade nesse trabalho. Aprendi como são feitos sacos plásticos 100% recicláveis, etc. Fiquei muito feliz com o que eu aprendi e vou passar isso para outras pessoas também para que possamos viver num mundo cada vez melhor.

 
EEB Holando Marcellino Gonçalves © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions