quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Textos dos alunos do 3º ano

By HOMAGO   Postado em  17:32   Português Nenhum comentário

A tecnologia que evolui

            Vivemos atualmente em um mundo globalizado, onde a tecnologia é um fator constante na vida de toda a população. Mas, será que estamos usando-a corretamente? As pessoas realmente conseguem ver o quanto esta descoberta mudou as nossas vidas? E, quão grandioso poderá tornar-se a evolução desta em um futuro próximo?
            A grande finalidade do avanço da tecnologia é nos proporcionar uma melhor qualidade de vida,  mas infelizmente todos os dias presenciamos fatos ou recebemos notícias de pessoas que usam os equipamentos tecnológicos que foram desenvolvidos até o momento para, de alguma forma, direta ou indiretamente, prejudicar a sociedade em geral.
            Precisamos nos conscientizar de que as descobertas tecnológicas vêm alterando cada vez mais a vida do ser humano, nos possibilitando uma maior e melhor comunicação com pessoas de todo o mundo, grandes avanços na medicina e em outras ciências importantes para todos os seres.
            Já foi mais que provado que a tecnologia está sempre evoluindo. O homem, com toda a sua inteligência é capaz de produzir coisas que até nós mesmos chegamos a duvidar. É impressionante esta grande era tecnológica que estamos criando e vivenciando.
            Portanto, o que devemos fazer é usar o que nos está sendo proporcionado para tornar a nossa vida melhor e não para destruirmos o meio em que vivemos, fato que vem ocorrendo há muitos anos.


Aluna: Caroline Dal Santo
Série: 3°01
Disciplina: Português
Professora: Priscila V. Santos





Um descuido, uma consequência

Com o passar dos anos vem diminuindo o número de membros das famílias e no Brasil os impostos vêm aumentando, dificultando a estrutura familiar dos brasileiros. Como se isso já não bastasse, ainda temos os efeitos negativos de uma gravidez na adolescência.
Quando uma criança chega à fase da adolescência ocorrem muitas mudanças no físico, psicológico, afetivo, social e familiar. Geralmente é nesse período da vida que as pessoas descobrem o sexo e tiram suas dúvidas, é aí que entra o importante papel dos pais - aconselhar seus filhos a se protegerem na hora “H”.
Para os jovens que não se protegem, consequentemente ocorre a gravidez. Um bebê pode dificultar a vida pessoal e profissional. Na maioria dos casos quem cuida do bebê são os avós, pois os pais não têm condições financeiras e maturidade suficiente, entretanto, há situações em que a gestante comete o aborto por não aceitar o filho, deixando um peso enorme na consciência e um trágico fim.
No mundo de hoje com as informações, dicas e facilidades de obter proteção, não deveria ter adolescentes passando por essa experiência de serem pais tão cedo, no entanto as pessoas devem ser conscientes de seus atos e arcar com as consequências.


Aluno: Leandro Rodrigues da Silva Junior
Série: 3º 03
Disciplina: Português
Professora: Priscila V. Santos                                   



Criminalidade Prematura     
 
            O Brasil tem se tornado um país violento e marginalizado. Jovens se envolvem em assaltos, homicídios, tráfico de drogas e ficam impunes devido a pouca idade, políticos desviam dinheiro e permanecem livres por causa do seu poder e recursos. Infelizmente ainda há muita impunidade em nosso país.
            A criminalidade está afetando indivíduos de faixas etárias muito baixas. Isso ocorre porque jovens com idades inferiores a 18 anos não podem ser presos, o que faz com  que criminosos usem crianças e adolescentes para encobri-los em seus crimes.
            Grandes potências econômicas como os Estados Unidos, a Alemanha, a Itália, têm a maioridade penal inferior a 16 anos. Nesses países, essas idades acompanham as idades demarcadas para os jovens adquirirem seus direitos, como voto e direito a ter um emprego, diferentemente do Brasil, onde um jovem de 14 anos já é maduro o suficiente para trabalhar, mas não para ser preso.
            A redução da maioridade penal e a adaptação de algumas leis, como a que permite o pagamento de fiança, seria uma boa solução para os problemas de criminalidade no Brasil. Mas claro, isso deveria ocorrer em conjunto com projetos que visem a prevenção da criminalidade infantil e que reabilitem os jovens já presos.

Aluna: Sheryl S. Rodriguez
Série: 3º 01
Disciplina: Português
Professora: Priscila V. Santos



Abandonar? Pra quê?

O nascer de uma criança é sempre motivo de alegria, é algo contagiante que toca o coração das pessoas, pois uma nova vida está surgindo. Mas, infelizmente, essa não é uma realidade para todos. O número de crianças abandonadas ou as que nem chegaram a nascer é aterrorizante.
            Nas décadas passadas uma gravidez fora do casamento era algo inaceitável, e devido a pressão da sociedade muitas mulheres sem saber o que fazer optavam pelo abandono como uma forma de refúgio para não serem discriminadas.
            Com as transformações que ocorreram na sociedade ao longo dos anos, ter um filho sem estar em uma união estável não é mais motivo de polêmica, as pessoas, com o tempo, começaram a aceitar essa situação. O que leva as mulheres a abandonarem seus filhos são outros motivos.
            Algumas abandonam por não terem condições financeiras de criarem seus filhos, outras por não terem apoio da família ou do próprio parceiro e, em alguns casos, mulheres são vítimas de exploração sexual e abandonam os filhos por não terem opção.
            Podemos dizer, portanto, que o que leva essas mulheres a terem essa atitude é, na maioria das vezes, em função da grande desigualdade social, pois muitas acabam não tendo a instrução necessária. Portanto, o que poderia ser feito são campanhas de prevenção e orientação realizadas pelo governo atual.

Nome: Caroline Reblin                                                                     
Série: 3º01
Disciplina: Português
Professora: Priscila V. Santos


  

HISTÓRICO DA ESCOLA

1964 - Por proposta do Sr. Horácio Hipólito da Silva, Inspetor Escolar, foi transferida a Escola do Morro da Boa Vista para a localidade da Vila Nova Esperança, hoje Ilha da Figueira, no terreno cedido gentilmente pelo Sr. Alfredo Friedel, que doou em recompensa de sua designação e indicação como servente da escola.
VER HISTÓRICO DA ESCOLA: HOMAGO

0 comentários:

Voltar ao topo ↑
© 2015 E.E.B. HOMAGO. WP Mythemeshop Converted by BloggerTheme9
Blogger templates. | Distributed by Rocking Templates Proudly Powered by Blogger.